As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerram-se nesta sexta-feira (9/2), contabilizando expressivos 1,5 milhão de inscritos até o momento. Com taxas de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para nível médio, o CPNU oferece 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal.
Destaque para a descentralização das provas, que acontecerão simultaneamente em 220 cidades.
No Mato Grosso do Sul, as cidades escolhidas foram Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Com algumas vagas com lotação em diversas regiões do Brasil, o estado terá oportunidades específicas para órgãos como INCRA, FUNAI e IBGE, com funções variadas como analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário, e engenheiro agrônomo.
O CPNU, uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, representa uma abordagem inovadora na seleção de servidores públicos federais.
O modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos, aplicando provas simultâneas em todos os estados e no Distrito Federal.
Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do GOV.BR, realizar o login e seguir as orientações indicadas.
Durante a inscrição, escolhas são feitas entre as carreiras divididas em oito blocos temáticos, facilitando a organização.
Uma vantagem do CPNU é a permissão de inscrição para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com taxa única.
O candidato, ao concorrer a múltiplos cargos, classificará as vagas de interesse por ordem de preferência para determinar a prioridade em chamadas futuras, baseadas na nota alcançada.
Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações serão divulgados em 3 de junho, com o resultado final anunciado em 30 de julho.
A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em 5 de agosto.
O CPNU, marcado para 5 de maio, visa promover igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos, alinhando-se ao objetivo de reconstrução do Estado brasileiro.
O concurso, com sua abordagem capilarizada e democrática, busca construir um serviço público alinhado à diversidade do país.
Mais informações sobre o CPNU podem ser encontradas no link https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional. A lista completa de cidades onde as provas serão realizadas está disponível https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/cidades-de-aplicacao-das-provas/cpnu-220-cidades.pdf