O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, no Diário Oficial da União, a homologação e adjudicação do consórcio vencedor da licitação para o acesso rodoviário que conectará a BR-267 à ponte internacional sobre o Rio Paraguai, marcando a entrada da Rota Bioceânica.
O Consórcio PDC Fronteira, formado pelas empresas Construtora Caiapó, DP Barros – Pavimentação e Construção, e Paulitec Construções, assumirá a responsabilidade pela elaboração dos projetos e execução das obras, com um investimento total de R$ 472.410.911,22.
As atividades incluirão a implantação e pavimentação do acesso à ponte, o contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267/MS e o centro aduaneiro de controle de fronteira. O prazo para conclusão é de 26 meses.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destaca a relevância do processo para o governo estadual, enfatizando o apoio federal. A obra abrange o Contorno Rodoviário Norte em Porto Murtinho/MS e o acesso à Ponte Internacional Brasil/Paraguai, com instalações aduaneiras para o Centro Integrado de Controle de Fronteira na rodovia BR-267, com uma extensão total de 13,10 km.
Além disso, está prevista a construção de um Centro Integrado do controle de fronteira. Com 50% dos recursos destinados ao acesso e 50% ao Centro Alfandegário, a obra foi eleita como prioritária no Novo PAC, demonstrando o comprometimento do governo brasileiro. O prazo de execução previsto é o primeiro semestre de 2026, alinhado com o cronograma oficial de inauguração da Rota Bioceânica.